Nossa intenção

   As cidades são permeadas pela memória. A memória de cada um de nós – e a memória de todos nós juntos.

   Nas cidades, cumprimos ritos diários: vamos à escola, à universidade, ao trabalho, voltamos para casa, encontramos amigos, presenciamos fatos e eventos comuns. E, ao fazê-lo, envolvemos as casas, ruas, monumentos e praças com um manto de recordações que, por uma espécie de mágica, é reconhecido por todos aqueles que por ali passam. Dão-lhes um sentido de pertencimento e um destino.

   Os visitantes que as sortes e azares da vida trazem às nossas cidades também reconhecem essas marcas. E a elas, acrescentam as suas: ao voltarem para o lugar de origem, levam consigo as lembranças dos momentos passados.

   É para os visitantes e os habitantes da cidade que a coleção “Lembre de Porto Alegre” foi feita. As obras da artista Yassmine Uequed Pitol compõem um percurso pelos pontos onde a cidade se reconhece. São a Casa de Cultura Mário Quintana, o Viaduto Otávio Rocha, a Praça da Alfândega; são, enfim, todos os espaços que o portoalegrense reconhece como seus – e que os visitantes reconhecem como espaços portoalegrenses. Pintados em aquarela, a óleo em outras técnicas, esses espaços ganham o olhar particular da artista e suscitam o olhar pessoal de cada um de nós.

  Que esse novo olhar pessoal inspire também o cuidado e desejo de permanência de cada um desses espaços. Afinal, eles são nossos.

O que imaginamos

   A coleção “Lembre de Porto Alegre”, de Yassmine Uequed Pitol, é composta por imagens de pontos representativos da capital gaúcha.

 Os pontos retratados são alguns daqueles que todo portoalegrense reconhece como seus: o Viaduto Otávio Rocha, a Casa de Cultura Mário Quintana, a Rua da Praia, o Theatro São Pedro e muitos outros.

  As obras que compõem esta coleção foram realizadas em diversas técnicas - a óleo, aquarela e grafite - e concebidas a partir das vivências pessoais da artista e da sua perspectiva de cada um dos espaços retratados.

   Trata-se aqui de olhares - que a artista tem, e que todos nós temos, dos locais que percorremos e vivemos. Olhares que, na sua diversidade, transformam ruas, prédios e monumentos em espaços de recordação.

©

 

 

Política de Frete e entrega  Política de devolução e reembolso  Sobre nós    Contato e canais de atendimento  Política de privacidade   Termos e condições

2018 Lembre de Porto Alegre by Yasmine Uequed Pitol. CNPJ 24231999000148 , Rua Ir. Fernando Anatoli, 169, Canoas-RS 

Email: lembredeportoalegre@gmail.com Telefone: 51 994551215

Proudly created with Wix.com

  • Facebook
  • Instagram